Núcleo OBEDUC - MG/RJ/RS

Núcleo OBEDUC - MG/RJ/RS

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Pensar a qualidade no campo da educação muitas vezes requer levantar questões acerca dos objetivos, propósitos e intenções do processo de ensino-aprendizagem.



Pensar a qualidade no campo da educação muitas vezes requer levantar questões acerca dos objetivos, propósitos e intenções do processo de ensino-aprendizagem.

Algumas discussões em pesquisas na área do Ensino de Ciências fazem emergir importantes aspectos na formação dos sujeitos envolvidos, tais como: como promover uma formação científica, como proporcionar uma formação cidadã, responsável e crítica, com aproximar o ensino de ciências dos conhecimentos populares e tradicionais, como criar situações de interlocução e diálogo entre os conhecimentos construídos nas áreas da ciência e os conhecimentos construídos nas vivências cotidianas.

Talvez a problematização a respeito da qualidade do Ensino de Ciências seja um importante ponto de partida, bem como uma orientação, para o desenvolvimento de trabalhos e atividades educativos comprometidos com uma formação de cidadãos conscientes capazes de criar e inovar além de praticar ações responsáveis individualmente e coletivamente.

Mariana Guedes Machado - Professora Educação Básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário