Núcleo OBEDUC - MG/RJ/RS

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OBEDUC 2008/2012


OBEDUC 2008-2012

Ensino de Ciências de Qualidade na Perspectiva dos Professores de nível médio

coordenadora: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz (UFF)
Este projeto de pesquisa consolidou uma rede de pesquisa a partir de 3 núcleos – R J, M G e RGS – tendo avançado na compreensão da qualidade do ensino de Ciências no nível médio. Foi levada em consideração a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais envolvidos, tomando-se como referência inicial a avaliação oficial medida por indicadores como o IDEB e ENEM. Procuramos ouvir a “Voz docente” para compreender como professores de diferentes escolas e regiões constroem discursos sobre ciência, currículo, políticas curriculares, objetivos educacionais, metodologias de ensino e uso de tecnologias, educação e educação em Ciências de qualidade, e de que forma os mesmos conformam o processo educativo e têm impacto na qualidade do ensino ao relacionarem estes discursos à qualidade do ensino que realizam ou se sentem impedidos de realizar, mas sonhando um dia ainda vivenciar.
O grupo de pesquisadores do projeto atuou em núcleos de trabalho liderados por supervisoras/pesquisadoras regionais, mantendo permanente interação na rede maior por meio de encontros presenciais e via internet, dos quais participaram os bolsistas, alunos de graduação e pós-graduação e professores de escolas. Durante o ano de 2012 foram realizados 2 encontros presenciais, o primeiro para traçar estratégias para a finalização do projeto e o segundo para a conclusão do presente relatório e, diante da consolidação do grupo, para discussão de perspectivas de continuidade a partir da submissão de um novo projeto em rede ao próximo edital do OBEDUC/CAPES.
Resultados do projeto foram comunicados amplamente em 21 comunicações em simpósios nacionais e encontros de pesquisa, em 4 artigos publicados em revistas especializadas da área de Educação e de Educação em Ciências e 1 na Revista Brasileira de Pós- Graduação. Destacamos em 2012: Machado, M.A.; Queiroz, G.R.P.C. A cultura de projetos, construída via parceria escola-universidade, contribuindo para a qualidade da formação inicial e continuada de professores, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências vol 12 - 2012; Schwartz, L.; Rezende, F.; R Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências – aceito em 2012, publicação prevista para 2013.
No âmbito do projeto foram ainda defendidas 3 dissertações de mestrado em 2011 e uma tese de doutorado, de Luziane Schwartz no NUTES/UFRJ em 2012. Ressalta-se desse modo a efetiva formação de pesquisadores a partir do projeto. Os resultados já têm contribuído para se discutir, na formação inicial e continuada de professores, de que maneira o atual modelo hegemônico de ensino de ciências influencia a construção das visões política, filosófica e pedagógica de nossa sociedade. Licenciandos e professores da escola básica envolvidos vêm, a partir daí, buscando formas inovadoras em prol de um ensino de ciências de qualidade que vá além da obtenção de índices altos em avaliações oficiais. Entre elas destacamos o desenvolvimento de projetos pedagógicos que encontram, na relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Arte, formas de inserção na educação. Disciplinas eletivas foram criadas nas universidades e seu acompanhamento vem gerando conhecimento novo sobre a qualidade da educação.

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