OBEDUC 2008-2012
Ensino
de Ciências de Qualidade na Perspectiva dos Professores de nível médio
coordenadora: Glória
Regina Pessôa Campello Queiroz (UFF)
Este projeto de pesquisa consolidou uma rede de pesquisa a partir de 3 núcleos –
R J, M G e RGS – tendo avançado na compreensão da qualidade do ensino de Ciências
no nível médio. Foi levada em consideração a diversidade regional e cultural
dos contextos educacionais envolvidos, tomando-se como referência inicial a
avaliação oficial medida por indicadores como o IDEB e ENEM. Procuramos ouvir a
“Voz docente” para compreender como professores de diferentes escolas e regiões
constroem discursos sobre ciência, currículo, políticas curriculares, objetivos
educacionais, metodologias de ensino e uso de tecnologias, educação e educação
em Ciências de qualidade, e de que forma os mesmos conformam o processo
educativo e têm impacto na qualidade do ensino ao
relacionarem estes discursos à qualidade do ensino que realizam ou se sentem
impedidos de realizar, mas sonhando um dia ainda vivenciar.
O grupo de pesquisadores do projeto
atuou em núcleos de trabalho liderados por supervisoras/pesquisadoras
regionais, mantendo permanente interação na rede maior por meio de encontros presenciais
e via internet, dos quais participaram os bolsistas, alunos de graduação e
pós-graduação e professores de escolas. Durante o ano de 2012 foram realizados
2 encontros presenciais, o primeiro para traçar estratégias para a finalização do
projeto e o segundo para a conclusão do presente relatório e, diante da
consolidação do grupo, para discussão de perspectivas de continuidade a partir
da submissão de um novo projeto em rede ao próximo edital do OBEDUC/CAPES.
Resultados do projeto foram comunicados amplamente em 21 comunicações
em simpósios nacionais e encontros de pesquisa, em 4 artigos publicados em
revistas especializadas da área de Educação e de Educação em Ciências e 1 na
Revista Brasileira de Pós- Graduação. Destacamos em 2012: Machado, M.A.;
Queiroz, G.R.P.C. A cultura de projetos,
construída via parceria escola-universidade, contribuindo para a qualidade da
formação inicial e continuada de professores, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em
Ciências vol 12 - 2012; Schwartz, L.; Rezende, F.; R Qualidade
da Educação Científica na Voz dos Professores da Educação Profissional Técnica
de Nível Médio, Ensaio –
Pesquisa em Educação em Ciências – aceito em 2012, publicação prevista para
2013.
No âmbito do projeto foram
ainda defendidas 3 dissertações de mestrado em 2011 e uma tese de doutorado, de
Luziane Schwartz no NUTES/UFRJ em 2012. Ressalta-se desse modo a efetiva
formação de pesquisadores a partir do projeto. Os resultados já têm
contribuído para se discutir, na formação inicial e continuada de professores,
de que maneira o atual modelo hegemônico de ensino de ciências influencia a
construção das visões política, filosófica e pedagógica de nossa sociedade. Licenciandos
e professores da escola básica envolvidos vêm, a partir daí, buscando formas
inovadoras em prol de um ensino de ciências de qualidade que vá além da
obtenção de índices altos em avaliações oficiais. Entre elas destacamos o
desenvolvimento de projetos pedagógicos que encontram, na relação entre
Ciência, Tecnologia e Sociedade e Arte, formas de inserção na educação. Disciplinas
eletivas foram criadas nas universidades e seu acompanhamento vem gerando
conhecimento novo sobre a qualidade da educação.
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