Núcleo OBEDUC - MG/RJ/RS

Núcleo OBEDUC - MG/RJ/RS

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O que é um ensino de ciências de qualidade?





O ensino de ciências exige o contato com o mundo e com a realidade do aluno. Sob essa perspectiva faz-se necessário evidenciar o modo de vida, os recursos pedagógicos e a linguagem a que se deve aproveitar para conferir que o ensino proposto seja adequado ao alcance dos resultados esperados.

A qualidade acerca do ensino de ciências está na metodologia do ensino, no “despertar” da curiosidade e interesse do aluno, no empenho e na dedicação daqueles que estão envolvidos.

Fazer um pão, simplesmente, pode ser uma atividade muito rica para o ensino de ciências. Esta prática pode envolver muitos campos do conhecimento, como matemática, física, química, biologia e mesmo empreendedorismo, se houver o interesse em empreender a atividade. Penso que o ensino de ciências através da produção de pães é um bom exemplo de qualidade deste campo que no s propomos a refletir. Ele versa sobre uma vivência comum nossa de cada dia e desenvolve habilidades cognitivas e motoras, de maneira interdisciplinar. Neste sentido o ensino parte do lúdico para alcançar a precisão necessária em relação ao ensino e aprendizagem das diferentes ciências.

Adriana Lacerda de Brito - Professora da Educação Básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário