O ensino de ciências exige o contato com o mundo e com a
realidade do aluno. Sob essa perspectiva faz-se necessário evidenciar o modo de
vida, os recursos pedagógicos e a linguagem a que se deve aproveitar para
conferir que o ensino proposto seja adequado ao alcance dos resultados
esperados.
A qualidade acerca do ensino de ciências está na metodologia
do ensino, no “despertar” da curiosidade e interesse do aluno, no empenho e na
dedicação daqueles que estão envolvidos.
Fazer um pão, simplesmente, pode ser uma atividade muito
rica para o ensino de ciências. Esta prática pode envolver muitos campos do
conhecimento, como matemática, física, química, biologia e mesmo
empreendedorismo, se houver o interesse em empreender a atividade. Penso que o
ensino de ciências através da produção de pães é um bom exemplo de qualidade
deste campo que no s propomos a refletir. Ele versa sobre uma vivência comum
nossa de cada dia e desenvolve habilidades cognitivas e motoras, de maneira
interdisciplinar. Neste sentido o ensino parte do lúdico para alcançar a
precisão necessária em relação ao ensino e aprendizagem das diferentes
ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário